wrj4P5 - Talvez seja uma boa ideia dar uma vista de olhos aqui.
Descrição:
Esta aplicação utiliza um wiimote para encontrar chamas e segui-las.
Para conectar o wiimote basta clicar nos botões 1 e 2 ao mesmo tempo e esperar que as luzes parem de piscar.
Na imagem vêem-se várias linhas verticais, as brancas representam o centro das chamas, as azuis representam a posição mínima e máxima das linhas brancas para, caso a porta COM já tenha sido definida, que se mande o robot mover-se para a frente, esquerda ou direita.
As linhas azuis podem ser ajustadas utilizando os sliders correspondentes.
Podem ser enviados comandos por serial (w,s,a,d and g) a 4800 baud para a porta COM que se especificar na caixa de texto, basta lá escrever, por exemplo "COM5" e premir a tecla ENTER.
O wiimote é um controlador muito bom para usar com processing e com robots. Tem vários botões, acelerómetros e até uma câmara que dá as coordenadas das quatro maiores fontes de radiação infravermelha detectadas.
Existem vários exemplos de aplicações que o usam, sendo que umas das mais populares são do Johnny Chung Lee. Mas existem muitas mais, basta pesquisar por "wiimote" ou "wiimote robot" no youtube ou no google. No LetsMakeRobots existem várias como:
Esta aplicação é muito simples. Foi baseada na primeira versão da ColorTracker mas os comandos são enviados de maneira diferente. Se se detecta a cor do chão especificada o robot anda para a frente, caso contrário, vira para a direita.
Na imagem vêem-se três linhas verticais, a amarela representa o centro da cara, as vermelhas representam a posição mínima e máxima da linha amarela para, caso a porta COM já tenha sido definida, que se mande o robot mover-se para a frente ou para trás dependendo da posição da linha amarela horizontal que representa o seu centro no eixo dos y, em relação à outra linha horizontal vermelha.
Todas as linhas vermelhas podem ser ajustadas utilizando os sliders correspondentes.
Podem ser enviados comandos por serial (w,s,a,d and g) a 4800 baud para a porta COM que se especificar na caixa de texto, basta lá escrever, por exemplo "COM5" e premir a tecla ENTER.
Descrição: Esta aplicação encontra uma cor especificada nos sliders em baixo e segue-a.
Na imagem vêem-se três linhas verticais, a amarela representa o centro da mancha da cor especificada, as vermelhas representam a posição mínima e máxima da linha amarela para, caso a porta COM já tenha sido definida, que se mande o robot mover-se para a frente ou para trás dependendo da posição da linha amarela horizontal que representa o seu centro no eixo dos y, em relação à outra linha horizontal vermelha.
Todas as linhas vermelhas podem ser ajustadas utilizando os sliders correspondentes.
Podem ser enviados comandos por serial (w,s,a,d and g) a 4800 baud para a porta COM que se especificar na caixa de texto, basta lá escrever, por exemplo "COM5" e premir a tecla ENTER.
Estas aplicações servem para controlar dois motores ligados a um outro computador.
Instruções:
Para controlares um Robot por ligação serial com um computador a partir de outro em rede é relativamente simples. Apenas precisas de dois computadores ligados numa rede, umas aplicações em processing e um arduino ou um picaxe.
Assim que tiveres os dois computadores em rede podes abrir a aplicação SimpleServer no pc servidor (onde controlas o arduino ou o picaxe) e a SimpleClient no pc cliente (onde está ligado o arduino ou o picaxe).
Agora precisas de alterar duas coisas no ficheiro SimpleClient.pde, uma é a porta COM (ai tens de defenir a porta COM do teu arduino ou do teu PICAXE) a outra é defenires o ip do servidor.
Por último faz o upload do sketch para o arduino ou para o picaxe, fazendo também as alteranções neles indicadas e estás pronto para controlar o teu robô ligado a um pc em rede. Este exemplo é para controlares dois motores mas poderás alterar para melhor se adaptar ao teu projecto.
Com o código que acabaste de fazer o upload consegues controlar um a direcção de um robot carregando nas teclas ‘w’, ‘a’, ‘s’ ,’d’.
Trata-se de uma aplicação desenvolvida para fazer o debugdos inputs do arduino e para controlar em tempo real os seus outputs.
Instrucções:
1. Programar o arduino com o ficheiro Standart_Firmata.pde na pasta firmware.
2. Abrir a pasta respectivo do SO e correr a aplicação.
3. Escolher a porta COM clicando na tecla correspondente ao número entre os parênteses.
4. Por defeito a aplicação abre com os pins digitais em modo input, para passa para output basta carregar na tecla 'O', para voltar a mudar para input carregar na 'I'.
5.No modo output para ligar ou desligar um pin (2-7) carrega-se no pequeno botão.Para usar PWM (pins 3,5,6,9,10 e 11) para com o ponteiro por cima do rectângulo.
Testar as aplicações que desenvolvo no processing.
Output Devices:
2 Motores DC
Microcontrolador:
PICAXE 28x1 - Botn 'Roll ONE
Bem, este foi provavelmente o robot que menos trabalho me deu a construir, é simplesmente o meu velho Bot'n Roll da roboparty montado numa caixa velha da IBM.
Ele está simplesmente programado para andar em frente se receber um 'w', para trás se 's', esquerda se 'a', direita se 'd' e para se 'g' por serial.
Navegar remotamente controlado por alguém noutro computador
Actuadores:
2 Motores de Berbequins Portáteis Baratos
Microcontrolador:
Arduino Duemilanove
Depois de ter vistos os tutorias do amando96 no LMR e na LR sobre como fazer este tipo de lagartas, eu e um amigo decidimos criar o nosso próprio tanque.
As lagartas são muito fáceis e baratas de fazer, é necessário é muita paciência.
O chassis é feito de madeira de pinheiro, se não me engano, pintada.
NO computador controlador temos uma aplicação desenvolvida no processing que envia a informação sobre que tecla das setas carregamos para uma no computador montado no robot, que a recebe e volta a enviar para o arduino.
Navegar remotamente controlado por uma pessoa noutro computador
Actuadores:
2 Servos
2 Motores DC
Microcontrolador:
PICAXE 28x1 - AXE020 - Para os Servos
PICAXE 28x1 - Botn 'Roll ONE - Para os motores
Power Sources:
Bateria 7,2 V para Botn 'Roll ONE
4 Pilhas AA para AXE020
4 Pilhas AA para os Servos
É um robot basicamente formado por dois 28x1 nas suas respectivas placas. Este são controlados via comunicação serial por uma aplicação criado no processing para o efeito. Um controla os servo que movem a câmara, e o outro os motores.
O robot podia ser controlado pela internet utilizando por exemplo a Assintência Remota Windows Live Messenger, como mostrado no video.